ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA PORTAL DO SOL - ASSEPS

Com os pilares de amor e cuidado ao nosso ecossistema, confiança e respeito a todos os seres, oportunidades de aprendizado e integração.

Somos um condomínio rural familiar que integra espaços privativos e áreas comuns de convivência de interesse coletivo com o propósito do desenvolvimento integral do ser.

Onde Estamos

O Portal do Sol RS está localizado no Distrito de Eletra do Município de São Francisco de Paula/RS, ERS-235 km 65, com uma área total de 85 ha, a 10 km da zona urbana. São Francisco de Paula é um destino localizado entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, no caminho entre Gramado e os Cânions do Rio Grande do Sul. De Porto Alegre são 114 km pela ERS-290 e ERS-020, que passa por Cachoeirinha, Taquara, Igrejinha e Três Coroas.
Até Gramado são 45 km pela ERS-235 por um belo trecho de campos de altitude. Até Tainhas (interseção com a Rota do Sol), estrada que leva a Caxias do Sul e Litoral gaúcho, são 37 km.
Possui clima temperado marítimo ou subtropical, altitude média aproximadamente de 900 metros, precipitação pluviométrica anual média de 2000mm. O verão é longo, morno e úmido, o inverno é curto e fresco. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 5°C a 25°C e raramente é inferior a -1°C ou superior a 29°C. São Francisco de Paula é uma cidade simpática, que reúne natureza, simplicidade e aconchego. Conta com os principais serviços e comércio, além de belos parques naturais, hotéis e restaurantes. Pertence à “Rota Romântica”, que tem início no município de São Leopoldo (grande Porto Alegre) /RS, fazendo parte de uma das regiões turísticas mais famosas do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade da infraestrutura, opções turísticas, gastronomia, natureza e facilidade de acessos rodoviários e aos aeroportos de Porto Alegre, Caxias e Canela.
O Portal do Sol RS é um espaço bucólico e encantador, cercado por uma natureza viva e deslumbrante, com nascer e pôr do sol inigualáveis, açudes e mata nativa favorecendo contato visual e sensorial com a “ Mãe Natureza”.

Estrutura

A área total do Portal do Sol RS é de 85,12 ha e subdivide-se em 3 setores: residencial, mata nativa, social e de serviços.

Na área residencial estão dispostas as Unidades Residenciais (URs), organizadas em 12 mandalas com 8 Unidades Residenciais cada uma com 1000 m2 de área (25 m X 40 m). No centro de cada mandala há uma área circular de aproximadamente 500 m2 destinada ao plantio de árvores e jardins sensoriais, espaço compartilhado entre os moradores para criar BELEZA e promover a ALEGRIA. Entre as Unidades Residenciais há uma área comum de 7,5 metros no sentido longitudinal, espaço destinado a hortas e pomares. As mandalas e as URs possuem nomes de estrelas ou constelações, um BRILHO especial de nossa origem, presente também no nosso LAR!

O êxodo urbano é uma tendência. Cada vez mais pessoas buscam espaços saudáveis e naturais para uma vida com mais qualidade para si e para as pessoas que ama. A tecnologia hoje proporciona essa liberdade geográfica de trabalho e estudo, conciliar a profissão e formação com moradia. Essa opção de LAR concede um chamado natural ao autocuidado, ao respeito ao ser e ao compromisso com nossa própria evolução, ao convívio com propósitos em comum, ao cuidado com o nosso entorno, um consumo mais consciente, um novo ESTILO DE VIDA.

A estrutura social tem o objetivo de promover a troca de experiências acerca de um estilo de vida mais feliz e sustentável, mostrando como é possível viver contemporaneamente em harmonia com a natureza e a própria comunidade. Para dar espaço a ações de impacto positivo, o Portal do Sol RS conta com ambientes que estão à disposição dos associados e de seus visitantes mediante reserva e normas de uso.
São os seguintes ambientes:
Geodésica: construção que chama a atenção de quem passa pela ERS-235 pelo seu formato diferenciado, destinado a receber eventos sociais, culturais e recreativos.
Cozinha campeira: espaço para refeições, confraternizações, reuniões, que conta com fogão campeiro e forno a lenha para aguçar os sentidos com comidas que despertam nossa memória afetiva.
Sanitários públicos: dando suporte aos visitantes e aos associados durante eventos.
Labirinto: espaço no jardim que convida à introspecção ou o “caminho para dentro”.
Trilha do Tatu: percurso dentro da nossa mata nativa para aprendizado compartilhado, relaxamento, meditação e terapias.
Além disso, contamos com espaços funcionais e de manutenção da comunidade, tais como casa para trabalhadores, oficina, garagem e galpão.

Mata Nativa

A mata nativa do Portal do Sol RS ocupa uma área de 26 ha, o que corresponde a 31% da área total. É um lugar encantador e natural que amamos muito e temos o compromisso de cuidá-lo e respeitá-lo, para essa e as futuras gerações!

O planalto (planalto=regiões elevadas relativamente planas) das araucárias também é conhecido como Campos de Cima da Serra.
Sua fisionomia típica e primitiva é a composição da paisagem tomada por uma matriz de campo entremeada por galerias e capões de mata nativa. As matas de nossa região, incluídas no domínio da Mata Atlântica é conhecida cientificamente como Floresta Ombrófila Mista. O termo Ombrófila vem de “amigo das chuvas”, ou seja, é uma mata condicionada por uma grande pluviosidade, chegando em alguns lugares a 3.000mm anuais (em Porto Alegre este valor não ultrapassa 1.500mm) e Mista pela presença da Araucária em contraposição a Mata Atlântica do litoral, que então é denominada Floresta Ombrófila Densa.

O Planalto das Araucárias Fonte: ICMBio,
Floresta Nacional São Francisco de Paula/RS: Educação ambiental na
Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS, Revisão do Plano de
manejo, equipe FLONA SFP/RS.

A Flora

O Portal do Sol RS situa-se na região conhecida como Campos de Cima da Serra, sendo a maior parte da área coberta por gramíneas e, em meio a estas, formam-se os chamados Capões, cuja vegetação arbórea é constituída por exemplares das mais variadas espécies, com predomínio da Araucaria angustifolia (pinheiro brasileiro), com formações isoladas ou em agrupamentos puros, formando os capões e matas de galeria os quais são compostos por exemplares típicos da Floresta Ombrófila (amigo das chuvas) Mista.

A Fauna

A Fauna como em geral nesta região, possui espécies provenientes de diferentes origens geográficas, o que a torna rica em diversidade de espécies. Citamos abaixo animais já identificados, até este momento, dentro do Portal do Sol RS:
Mamíferos: Bugio-ruivo, Gatos-do-mato, Jaguatirica, Lobo guará, Veados, Paca, Cutia, Graxaim, Gambá, Porco-espinho, Zorrilho, Raposa, Lebres, Tatus, Preá, Ratão do banhado;
Aves: Siriema, Tucano-de-bico-verde, Papagaios, Papagaio Charão, Caturrita, Jacu, Quero-quero, Curicaca, Perdiz, Perdigão, Pomba Juriti, Pomba Rola, Pombão, Andorinha, Águia, Falcão, Carcará, Beija-Flor, Pica-Pau, Coruja, Corujão Branco, Canarinho da terra, Tico-tico, Pintassilgo, Chopim, Corruira, Sabiá do campo, Sabiá de peito roxo, Cardeal, Azulão, Tesourinha, Bem-te-vi, Rabo-de-palha, Gralha azul, Marrecas, Garça, Chopim de peito amarelo;
Répteis: lagarto e cobra;
Anfíbios: sapo e perereca
Dentre a variedade de insetos, o mais especial que encanta dando um toque muito gracioso são os vagalumes e as queridas abelhas nativas.

Infraestrutura

Obras Civis Previstas: Reformas e Construções

DSC_8881

Conheça um pouco mais sobre o Portal do Sol RS

O Portal está situado na zona rural do município de São Francisco de Paula, no distrito de Eletra, ERS-235 km 65, com uma área total de 85 ha. São Chico, como é carinhosamente chamada, é um destino localizado entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, no caminho entre Gramado e os Cânions do Rio Grande do Sul. De Porto Alegre são 114 km pela BR-290 e ERS-020, que passa por Cachoeirinha e Taquara. De Gramado e Canela são 45 km pela ERS-235 por um belo trecho de campos de altitude. De Tainhas (interseção com a Rota do Sol), estrada que leva a Caxias do Sul e Litoral gaúcho, são 37 km.